Projeto Brasil Sem Alergia 
 

DOENÇAS RARAS

O Brasil sem Alergia participa de pesquisas na área de doenças raras. Conheça mais sobre a parceria entre a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e a Universidade de Laval no Canadá.

SAÍU NA MÍDIA

O Projeto costuma receber em suas redes sociais, dúvidas sobre assuntos relacionados à saúde e recebe muitas dúvidas sobre doenças raras que em alguns casos podem afetar a imunidade do corpo humano.. A imunidade é responsável por defender o corpo de doenças e os anticorpos funcionam como uma espécie de soldados nesse processo. O processo acontece da seguinte forma, ao ser detectado um vírus, o corpo aciona os anticorpos que se acoplam ao invasor, que o capturam e o destroem para que esse não se instale no organismo.

Em alguns casos, os sintomas de doenças raras podem ser confundidos com outras doenças.. É então necessário buscar orientação médica para que através de exames específicos seja identificado o real caso de cada pessoa. Somente após a confirmação do que acomete o paciente é que o tratamento pode ser definido. O Brasil Sem Alergia tem ajudado na identificação de algumas doenças e na melhoria do quadro da saúde desses pacientes, algo que durante a pandemia se torna ainda mais essencial.