Geral

Inverno no Rio de Janeiro registra dias de altas temperaturas e baixa umidade do ar; veja os cuidados com a saúde

O inverno 2022 está com ares de verão. Temperaturas sobem ao longo do dia, com máxima sempre próxima aos 30 graus, céu claro e sol. O veranico se estende até, pelo menos, quarta-feira da próxima semana. O fim de semana será de temperaturas altas e sem chance de chuva. Mas esses dias requerem uma atenção redobrada dada a baixa umidade, que também deve se prolongar. O tempo seco, efeito de áreas de alta pressão atmosférica, pode ser prejudicial à saúde e exige cuidados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS ), o nível ideal de umidade do ar para o corpo varia entre 40% e 70%. Nesta sexta-feira, de acordo com dados do Climatempo, a cidade do Rio registrou índice entre 38% e 59%. Os efeitos no corpo podem ser adversos, principalmente relacionados a doenças respiratórias, salienta o médico alergista e coordenador do Brasil Sem Alergia, Marcello Bossois:

— É um momento muito complicado porque estamos vivendo um momento de pandemia. E quando a gente associa um tempo muito seco à umidade relativa é muito importante. Um paciente com tendência a ter asma ou rinite crônica, por exemplo, tende a piorar nesse período. Aqueles com doenças respiratórias e dermatite atópica pioram muito no período seco. No caso da dermatite, piora muito pela pele ser muito seca, e o tempo causa mais coceiras, mais irritações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *