Teste de alergia na pele (dermatológico) de contato - Patch teste - Cosméticos / Produtos de Limpeza / Químicos

O Projeto Brasil sem Alergia oferece gratuitamente, em todas as suas unidades no Rio de Janeiro, testes para avaliação e prevenção de alergia a produtos químicosAs reações alérgicas tardias como  eczemas de contato a cosméticos e substâncias químicas, assim como, alergias a  medicamentos, podem ser identificadas através desse do teste de contato (Patch teste ), livrando o paciente de desagradáveis e perigosas reações alérgicas.


Você sabia que o contato com cosméticos, produtos de limpeza e produtos químicos pode causar alergias e para isso existem testes alérgicos de contato?

As reações alérgicas para produtos de limpeza, cosméticos, jóias e bijuterias, medicamentos, tinta de cabelo e outros produtos químicos são muito comuns e podem causar doenças graves. Para isso nós do Projeto Brasil sem Alergia realizamos em nossas unidades em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Realengo, Itaguaí - RJ, Iguaba Grande - RJ (Cruz Vermelha) e Unidade Xerém (todas no Estado do Rio de Janeiro), testes alérgicos de contato (Patch teste ) para 35 substâncias como: - teste alérgico de contato para tinta de cabelo, cosméticos, jóias e bijuterias, produtos de limpeza (sabão em pó, detergentes, amaciantes de roupa) e medicamentos.

As manifestações, a esses produtos químicos, são classificadas como reações alérgicas tardias do tipo 4 de Gell e Coombs. Elas são subclassificadas em 4 categorias.:

- Reação Alérgica do tipo 4 A - Há envolvimento de células imunitárias chamadas monócitos. São econtradas manifestações como o eczema de contato (dermatite de contato localizada),  a produtos químicos.  Bijouterias, cosméticos, parafenilenodiamina (tinturas capilares), perfumes, látex são alguns exemplos de substâncias que causam lesões locais avermelhadas que coçam. Além disso, recentemente, foi descoberto o eczema de contato sistêmico, aonde essas manifestações são encontradas no corpo inteiro devido ingestão de determinados alimentos que contenham alérgenos causadores. Como exemplo, substâncias químicas ou minerais, como o  nínquel, podem ser encontrados em produtos como o café robsuta (usado em cápsulas), trigo, molhos (ketchup, vinagre, soja), sopas processadas, aditivos alimentares, crustáceos, alguns produtos lácteos (queijos processados), frutas secas e demais comidas.

Marcapassos que sejam feitos de sulfato de níquel podem causar também dermatite de contato sistêmica.

- Reação Alérgica do tipo 4 B - Há envolvimento de células imunitárias chamadas eosinófilos. A Doença Eosinofílica que causa Vermelhidão Cutâneo com Sintomas Sistêmicos (DRESS abreviação do inglês), é um tipo de manifestação do tipo 4 B. Quando o paciente tem uma dificuldade de metabolizar, no fígado e rins, determinados medicamentos e substâncias químicas, eles não são eliminados do corpo, pela urina, e os seus metabólitos ficam circulantes no organismo. Esses produtos, não excretados, podem se combinar com proteínas do corpo, formando assim, os complexos imunes. Esses, por sua vez, provocam o sistema imunitário e, nesse caso, pode haver a ativação de células que causam alergia como os eosinófilos. Febre, calafrio, aumento das ínguas do corpo, manchas vermelhas por toda a pele, prostração, dor nas articulações  são alguns dos sintomas encontrados nessa manifestação. Remédios, usados na neurologia, para tratamento de convulsão, epilepsias, como a carbamazepina, podem causar o DRESS

- Reação do tipo 4 C - Essa reação é uma das mais graves manifestações encontradas na alergia. Podemos elencar duas doenças gravíssimas como a Síndrome de Steven-Johnson e a Necrólise Epidérmica Tóxica. Reações imunológicas que se assemelham a queimaduras graves com formação de bolhas por toda a pele, além de necrose (morte) do tecido cutâneo, são algumas das graves manifestações encontradas. Esses pacientes, logo no diagnóstico, precisam de intervenção médica precoce, com muitos sendo internados em unidades de terapia intensiva. Da mesma forma como a DRESS (listada acima), essas manifestações podem ser provocadas pela falta de capacidade de metablização de medicamentos e produtos químicos consumidos. Além disso, condições clínicas como alcoolismo, infecções crônicas como HIV, mononucleose, citomegalovirus, herpes, toxoplasmose, hepatites, uso de medicamentos como a colchicina podem agir dimiminuindo a capacidade do fígado de metabolizar os medicamentos (diminuição de elementos depuradores como a citocromo P450) e aumentando a atividade de células linfócitos TCD8. Essas células imunitárias induzem a reação inflamatório intensa, levando a essas manifestações alérgicas. 

- Reação do tipo 4 D - Nessa manifestação, há o envolvimento da célula imunitária chamada neutrófilo. A doença mais conhecida dessa reação alérgica é a Postulose Exantemática Generalizada Aguda (PEGA). É uma condição clínica caracterizada pela instalação de múltiplas pústulas estéreis, não foliculares, com edema e lesões avermelhadas, mais comum na face e em regiões aonde as peles se econtram. São acompanhadas também por febre alta e aumento da células de defesas chamadas leucócitos. Da mesma forma como as demais, está relacionada a dificuldade de metabolização, pelo fígado, de medicamentos e substâncias químicas. 

Importante salientar que as células do nosso corpo são feitas de gorduras. Para que o medicamento entre dentro de nossas células e aja, ele precisa ter afinidade com gordura. Porém, na hora de eliminá-lo, ele precisa ser transformado, pelo fígado, a ter afinidade com água. Dessa forma, os rins, através da urina, consegue excretá-lo. Quando há essa falha de transformação do medicamento em lipofílico (afinidade com gorduras) à hidrofílico (afinidade com água), é que há a formação de imunocomplexos, com proteínas do corpo, e o aparecimento dessa reações alérgicas de hipersensibilidade.

Outro ponto importante a se destacar é que uma doença tardia menos grave, como exemplo, o DRESS, se não abordada precocemente, pelo seu Alergista , pode evoluir para doenças mais  graves como Steven-Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica. 

 

Como é feito o teste de contato, Patch teste ou teste de alergia dermatológica de  leitura tardia ?


O Projeto Brasil sem Alergia oferece gratuitamente, em todas as suas unidades no Rio de Janeiro, testes para avaliação e prevenção de alergia a produtos químicosO Teste de alergia dermatológica de leitura tardia (Patch teste ou Teste de Contato) é feito colando uma bateria de substâncias químicas nas costas do paciente. Então, são realizadas 3 leituras. A primeira, 48 horas após para se verificar reação irritativa não alérgica. A segunda, 72 horas após para se avaliar as primeiras reações alérgicas. E a terceira leitura para verificação de alergias que tem o seu aparecimento muito tempo depois do uso do produto. Pode haver a necessidade de se fazer o foto patch teste (teste de contato de leitura tardia com exposição a raios UV). Esse procedimento pode ser solicitado pelo seu médico entre a segunda e terceira leitura, aonde o dorso do paciente é exposto por 30 minutos ao sol. Dessa maneira, podemos verificar se o paciente desenvolve a alergia a produtos químicos por foto ativação.   Podemos ajudá-lo realizando esse Patch teste e, com o devido  diagnóstico, livrá-lo de um sofrimento desnecessário.

O teste alérgico de contato para 35 substâncias bateria padrão é bastante seguro e pode ser feito em quaisquer de nossas unidades, sob supervisão de médico e Alergista , em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Realengo, Itaguaí - RJ, Iguaba Grande - RJ (Cruz Vermelha) e Unidade Xerém. Todas no Estado do Rio de Janeiro .

Um exemplo de produto que pode causar reações alérgicas são os produtos de coloração de cabelo que contém muitos ingredientes químicos que podem irritar a pele e causar doenças alérgicas. A maioria dos casos de dermatite de contato alérgica decorrente da exposição à tintura de cabelo é causada por um ingrediente chamado parafenilenodiamina (PPD).

teste de contato patch test alergia

PPD é um produto químico que também é encontrado na tinta de tatuagem temporária, tinta de impressora e gasolina. Na tintura para cabelos, o PPD costuma vir em frasco próprio, acompanhado de um oxidante.

Quando os dois são misturados, o PPD fica parcialmente oxidado. Essa oxidação aumenta a chance de reações alérgicas em pessoas sensíveis a ele.

Por isso é tão importante a realização de testes alérgicos de contato padrão 30 substâncias (Patch teste ) como: teste alérgico de contato para tinta de cabelo, teste alérgico de contato para cosméticos, teste alérgico de contato para jóias e bijuterias, teste alérgico de contato para produtos de limpeza (sabão em pó, detergentes, amaciantes de roupa) e teste alérgico de contato para medicamentos.

Posso tomar banho ao realizar o teste de alergia de contato de leitura tardia (Patch teste ) ?

Pode-se tomar banho porém evitando o contato da água nas costas. Durante o seu uso, não se deve praticar atividades físicas ou frequentar ambientes quentes no sentido de evitar a transpiração em excesso e, assim, o teste descolar das costas. 

Posso tomar remédios anti-alérgicos durante o procedimento do Teste de Contato de Alergia ou  Patch teste ?

Não, deve-se evitar usar medicamentos para alergia para não prejudicar o resultado do teste. Após a retirada do mesmo, o seu médico avaliará as possíveis feridas e indicará pomadas anti-inflamatórias, como aquelas que contém corticoide, para serem colocadas localmente. 

 

Marque sua consulta

Rio de Janeiro
Telefone: +55 (21) 4063-8720
WhatsApp: +55 (21) 999545632

Curitiba
Telefone: +55 (41) 3542-1838

www.brasilsemalergia.online 

Reportagens do Brasil Sem Alergia

Perguntas Frequentes

  • O que é o projeto Brasil Sem Alergia? +

    O que é o projeto Brasil Sem Alergia? O Projeto Brasil Sem Alergia é uma organização no Rio de Janeiro e Paraná, com fins de inclusão social, com clínicas de atendimento gratuito e também não gratuitos em Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Niterói, São Gonçalo , Maricá , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém assim como em Curitiba , Paraná. As clínicas realizam tratamento e testes gratuitos e não gratuitos para a detecção de alergias que provocam doenças como dermatite atópica, asma, bronquite, rinite e prurigo estrófulo (alergia a picada de insetos). Veja no site o endereço de nossas clínicas. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99954-5632 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • Como o Projeto Brasil Sem Alergia foi criado? +

    Como o Projeto Brasil Sem Alergia foi criado? Em 2007, após serem convidados a trabalhar em ações comunitárias na periferia da cidade de Duque de Caxias , os médicos alergistas e imunologistas Marcello Bossois e sua esposa a médica Patrícia Schlinkert, para que dessem um apoio temporário aos moradores daquela região. Mas o suporte acabou se tornando permanente tendo em vista a grande necessidade da população local atacada quase em sua totalidade por causa da fuligem da (refinaria) Reduc. Em Duque de Caxias , então, foi criado o Projeto Brasil sem Alergia que com o tempo foi abrindo outras unidades em Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém assim como em Curitiba , Paraná. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas| Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99954-5632 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • O Projeto Brasil Sem Alergia oferece testes gratuitos? +

    O Projeto Brasil Sem Alergia oferece testes gratuitos? Tratamento e testes gratuitos e não gratuitos para a detecção de alergias que provocam doenças como dermatite atópica, asma, bronquite, rinite e prurigo estrófulo (reação a picada de insetos) são realizados pelo Projeto Brasil Sem Alergia com sua unidades em Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém, assim como, em Curitiba , Paraná. Alguns dos testes realizados em nossas unidades são testes alérgicos para poeira, teste alérgico para bronquite, teste alérgico para pelo de animais, teste alérgico para rinite, teste alérgico para alimentos, teste alérgico para mosquitos e insetos. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99954-5632 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • O Projeto Brasil Sem Alergia oferece consultas gratuitas? +

    O Projeto Brasil Sem Alergia oferece consultas gratuitas? Como o Projeto Brasil sem alergia é um projeto de inclusão social, oferece sim consultas gratuitas embora também haja consultas não gratuitas. Doenças como dermatite atópica, asma, bronquite, rinite e prurigo estrófulo (reação a picada de insetos) são tratadas nas unidades Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha), Xerém e Curitiba , assim como, testes alérgicos para poeira, ácaro, pólen etc e vacinas para bronquite, vacinas para rinite, vacinas para asma, dermatite atópica, entre outras, que vem ajudando milhares de pessoas. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99954-5632 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • O Projeto Brasil Sem Alergia oferece as vacinas e remédios gratuitos? +

    O Projeto Brasil Sem Alergia oferece as vacinas e remédios gratuitos? IAs vacinas são uma forma simples, segura e eficaz de protegê-lo contra doenças prejudiciais como gripe, febre amarela, meningite, pneumonia e tratamentos de diversos tipos de alergia como vacinas para bronquite, vacinas para rinite, candidíase, vacinas para asma, dermatite atópica, entre outras. O Projeto Brasil sem Alergia que é organização no Rio de Janeiro com fins de inclusão social e oferece algumas vacinas e remédios de forma gratuita, mediante campanhas pontuais e se tiverem patrocínio, em todas suas unidades como em Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém assim como em Curitiba , Paraná. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alegistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99954-5632 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • Porque foi criado o Projeto Brasil Sem Alergia? +

    Porque foi criado o Projeto Brasil Sem Alergia? Em 2007 o médico Alergista e imunologista Dr. Marcello Bossois, Alergista em Duque de Caxias , visitou uma associação comunitária, na baixada fluminense, para dar apoio temporário aos moradores daquela região. Porém o suporte acabou se tornando permanente pois a procura foi muito grande devido, praticamente, boa parte da população de Caxias ter alergia. Fato se dá por causa da fuligem de uma refinaria local. Com o apoio de sua esposa, também médica Alergista em Duque de Caxias , Patrícia Schlinkert, foram criadas outras unidades em Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém, assim como, em Curitiba , Paraná. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99954-5632 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • Onde o Projeto Brasil Sem Alergia está localizado? +

    Onde o Projeto Brasil Sem Alergia está localizado? Nossas unidades ficam no Estado do Rio de Janeiro e Paraná mais exatamente em Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha), Xerém e Curitiba . Veja no site o endereço dessas unidades. Também dispomos de uma unidade móvel que pode chegar à sua cidade. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99954-5632 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • Será que minha cidade terá chance de ser atendida pelo projeto Brasil Sem Alergia? +

    Será que minha cidade terá chance de ser atendida pelo projeto Brasil Sem Alergia? Dispomos de uma unidade móvel e itinerante que poderá chegar à sua cidade. Entre em contato pelo telefone | +55 (21) 4063-8720 e WhatsApp | +55 (21) 99954-5632 e saiba onde estamos agora e qual serão nossos próximos destinos para consultas com nossos médicos e alergistas. Read More
  • 1

Interessou? Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe seu like, leia e compartilhe nossos artigos

 
Faça uma doação a ABBAA para que possamos manter nossas atividades de atendimento e tratamento a população carente 
 
pix ABBAA