.

Sobre a COVID-19 e o impacto na saúde do organismo

BRASIL SEM ALERGIA NO COMBATE À COVID-19

O Brasil Sem Alergia amparou os pacientes do Projeto mesmo nos momentos mais críticos da epidemia de COVID-19. Através de nossos canais, o médico e coordenador técnico, Dr. Marcello Bossois, orientava sobre os principais temas a respeito da doença. Nosso Projeto inclusive intensificou os esforços de nossa equipe médica, oferecendo consultas via telemedicina para pessoas em todo o país.

 

 

 

 

Sintomas semelhantes entre Covid-19 e Alergias

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras dúvidas aos nossos pacientes, especialmente porque alguns sintomas de manifestações alérgicas são os mesmos do coronavírus, vejamos apenas alguns:

  • Dificuldade para respirar ou falta de ar
  • Diarreia
  • Olhos vermelhos ou irritados
  • Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos

Dificuldade para respirar ou falta de ar

O Projeto Brasil sem Alergia oferece gratuitamente, em todas as suas unidades no Rio de Janeiro, testes para avaliação e prevenção de alergiasEste sintoma em pacientes acometidos por Covid-19 é também característico das alergias respiratórias mais comuns, asma, bronquite, asma brônquica, sinusite, rinite e pneumonia.


A pneumonia vem acompanhada de sintomas semelhantes aos do coronavírus e é uma das grandes causas de morte no Brasil, principalmente quando não tratada prontamente.
Alergias respiratórias, asma brônquica e a bronquite são doenças inflamatórias das vias respiratórias. Isso torna a respiração difícil e pode tornar algumas atividades físicas desafiadoras ou até mesmo impossíveis. Tais sintomas se confundem com as dificuldades respiratórias comuns em pacientes com Covid-19.
A perda de olfato foi o sintoma mais característico do coronavírus, divulgado no início da pandemia, mas a rinite alérgica e a sinusite podem induzir o paciente a não perceber os cheiros.
Cabe ao médico especialista fazer a análise correta destes sintomas, que no caso das alergias, são detectados com testes alérgicos específicos e tratados com vacinas.

Você pode fazer esses testes em qualquer uma das unidades do Projeto Brasil sem Alergia em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Realengo, Itaguaí - RJ, Iguaba Grande - RJ (Cruz Vermelha) e Unidade Xerém. Muitos dos testes são oferecidos de forma gratuita à população mais carente.

Diarreia

O Projeto Brasil sem Alergia oferece gratuitamente, em todas as suas unidades no Rio de Janeiro, testes para avaliação e prevenção de alergiasEste é um sintoma menos comum no Covid-19 porém bastante frequente em várias manifestações alérgicas, em especial as reações a alimentos causadores de alergias, amendoim, camarão, carne de porco, chocolate, leite, entre outros. As alergias alimentares são divididas em 3 tipos: - Alergia alimentar mediada pelo anticorpo IGE; - Alergia alimentar não mediada pelo anticorpo IGE; - Alergia alimentar mista (mediada e não mediada pela IGE). Em geral a diarreia por vir associada nos 3 tipos, no caso alergias alimentares, porém, torna-se mais grave quando apresentar sinais e sintomas como coceiras, dermatites, erupções na pele, urticárias. Nesse último caso, pode estar associada a uma reação anafilática (anaflaxia) que pode levar o paciente à morte caso não procure atendimento médico de urgência e use a adrenalina auto-injetável orientada pelo seu médico Alergista .

A diarreia tem várias causas e se é persistente também precisa ser investigada para os mais diversos diagnósticos diferenciais não alérgicos. A diarreia além de poder levar à uma rápida desidratação, que representa um sério risco ao paciente, pode ser um sintoma de uma doença mais séria que prontamente deve ser tratada. A diarreia em crianças é mais perigosa ainda e, se não cuidada, pode levar a óbito.

Olhos vermelhos ou irritados

O Projeto Brasil sem Alergia oferece gratuitamente, em todas as suas unidades no Rio de Janeiro, testes para avaliação e prevenção de alergiasEste é o clássico sintoma da conjuntivite alérgica, menos comum no acometimento pelo coronavírus, porém deve ser considerado. Testes específicos para detecção de conjuntivite alérgica são feitos em nossas unidades em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Realengo, Itaguaí - RJ, Iguaba Grande - RJ (Cruz Vermelha) e Unidade Xerém. Uma vez que esta manifestação seja alérgica, o tratamento é feito com o uso de vacinas específicas.

 

 


Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos

O Projeto Brasil sem Alergia oferece gratuitamente, em todas as suas unidades no Rio de Janeiro, testes para avaliação e prevenção de alergiasSão também sintomas menos comuns na Covid-19, mas podem ocorrer, deixando dúvidas quanto ao diagnóstico: é alguma dermatose ou coronavírus? Somente uma avaliação mediante a aplicação de testes que podem ser feitos no consultório irá determinar se as irritações na pele são alérgicas.

Uma vez que os resultados dos testes apontem para um alérgeno, o tratamento pode ser feito também com vacinas de alergia específicas para cada caso. Em algumas semanas será percebida uma significativa melhora na qualidade de vida de pessoas acometidas por rinite, asma brônquica, bronquite, dermatite, sinusite e urticária.

 

Marque sua consulta

Rio de Janeiro
Telefone: +55 (21) 4063-8720
WhatsApp: +55 (21) 99374-2042

Curitiba
Telefone: +55 (41) 3542-1838

 


 

SAIU NA MÍDIA

No Brasil, 30% da população possui algum tipo de alergia, segundo a Organização Mundial de Saúde. Como as pessoas em tratamento devem agir?

Ainda não existe um estudo científico que comprove maior suscetibilidade ao Covid-19 em alérgicos, mas pacientes que apresentam doenças como rinite, bronquite e asma, podem ter mais facilidade quando se trata da contaminação por vírus e bactérias causadores de gripes e resfriados, por exemplo. O médico e coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, Dr. Marcello Bossois, explica que isso acontece em função do paciente alérgico produzir a chamada proteína de adesão.
“O ambiente inflamado da mucosa do paciente que pode ser nariz, brônquios e garganta, produz a proteína de adesão que funciona como uma espécie de gancho para vírus e bactérias. O processo é o seguinte, o paciente respira o ar contaminado que ao passar pelas vias respiratórias coloca o vírus em contato com essas proteínas que são produzidas pelo organismo do alérgico e faz com que o vírus penetre mais facilmente dentro do organismo. Esse é o motivo pelo qual o paciente alérgico geralmente fica doente com uma certa constância”,
elucida o responsável pelo Projeto Brasil Sem Alergia.

O papel de ter medidas com foco na prevenção se tornam cada mais evidentes e a vacinação é uma delas. Vacinas que protegem o organismo de doenças como influeza, H1N1 ou até mesmo pneumococos (que causa pneumonia), podem nesse momento amenizar e até mesmo ajudar a salvar vidas .

 

Reportagens do Brasil Sem Alergia

Perguntas Frequentes

  • O que é o projeto Brasil Sem Alergia? +

    O que é o projeto Brasil Sem Alergia? O Projeto Brasil Sem Alergia é uma organização no Rio de Janeiro e Paraná, com fins de inclusão social, com clínicas de atendimento gratuito e também não gratuitos em Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Niterói, São Gonçalo , Maricá , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém assim como em Curitiba , Paraná. As clínicas realizam tratamento e testes gratuitos e não gratuitos para a detecção de alergias que provocam doenças como dermatite atópica, asma, bronquite, rinite e prurigo estrófulo (alergia a picada de insetos). Veja no site o endereço de nossas clínicas. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99374-2042 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • Como o Projeto Brasil Sem Alergia foi criado? +

    Como o Projeto Brasil Sem Alergia foi criado? Em 2007, após serem convidados a trabalhar em ações comunitárias na periferia da cidade de Duque de Caxias , os médicos alergistas e imunologistas Marcello Bossois e sua esposa a médica Patrícia Schlinkert, para que dessem um apoio temporário aos moradores daquela região. Mas o suporte acabou se tornando permanente tendo em vista a grande necessidade da população local atacada quase em sua totalidade por causa da fuligem da (refinaria) Reduc. Em Duque de Caxias , então, foi criado o Projeto Brasil sem Alergia que com o tempo foi abrindo outras unidades em Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém assim como em Curitiba , Paraná. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas| Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99374-2042 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • O Projeto Brasil Sem Alergia oferece testes gratuitos? +

    O Projeto Brasil Sem Alergia oferece testes gratuitos? Tratamento e testes gratuitos e não gratuitos para a detecção de alergias que provocam doenças como dermatite atópica, asma, bronquite, rinite e prurigo estrófulo (reação a picada de insetos) são realizados pelo Projeto Brasil Sem Alergia com sua unidades em Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém, assim como, em Curitiba , Paraná. Alguns dos testes realizados em nossas unidades são testes alérgicos para poeira, teste alérgico para bronquite, teste alérgico para pelo de animais, teste alérgico para rinite, teste alérgico para alimentos, teste alérgico para mosquitos e insetos. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99374-2042 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • O Projeto Brasil Sem Alergia oferece consultas gratuitas? +

    O Projeto Brasil Sem Alergia oferece consultas gratuitas? Como o Projeto Brasil sem alergia é um projeto de inclusão social, oferece sim consultas gratuitas embora também haja consultas não gratuitas. Doenças como dermatite atópica, asma, bronquite, rinite e prurigo estrófulo (reação a picada de insetos) são tratadas nas unidades Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha), Xerém e Curitiba , assim como, testes alérgicos para poeira, ácaro, pólen etc e vacinas para bronquite, vacinas para rinite, vacinas para asma, dermatite atópica, entre outras, que vem ajudando milhares de pessoas. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99374-2042 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • O Projeto Brasil Sem Alergia oferece as vacinas e remédios gratuitos? +

    O Projeto Brasil Sem Alergia oferece as vacinas e remédios gratuitos? IAs vacinas são uma forma simples, segura e eficaz de protegê-lo contra doenças prejudiciais como gripe, febre amarela, meningite, pneumonia e tratamentos de diversos tipos de alergia como vacinas para bronquite, vacinas para rinite, candidíase, vacinas para asma, dermatite atópica, entre outras. O Projeto Brasil sem Alergia que é organização no Rio de Janeiro com fins de inclusão social e oferece algumas vacinas e remédios de forma gratuita, mediante campanhas pontuais e se tiverem patrocínio, em todas suas unidades como em Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém assim como em Curitiba , Paraná. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alegistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99374-2042 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • Porque foi criado o Projeto Brasil Sem Alergia? +

    Porque foi criado o Projeto Brasil Sem Alergia? Em 2007 o médico Alergista e imunologista Dr. Marcello Bossois, Alergista em Duque de Caxias , visitou uma associação comunitária, na baixada fluminense, para dar apoio temporário aos moradores daquela região. Porém o suporte acabou se tornando permanente pois a procura foi muito grande devido, praticamente, boa parte da população de Caxias ter alergia. Fato se dá por causa da fuligem de uma refinaria local. Com o apoio de sua esposa, também médica Alergista em Duque de Caxias , Patrícia Schlinkert, foram criadas outras unidades em Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém, assim como, em Curitiba , Paraná. Veja no site o endereço de nossas unidades. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99374-2042 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • Onde o Projeto Brasil Sem Alergia está localizado? +

    Onde o Projeto Brasil Sem Alergia está localizado? Nossas unidades ficam no Estado do Rio de Janeiro e Paraná mais exatamente em Duque de Caxias , Nova Iguaçu , Realengo - Rio de Janeiro , Itaguaí - Rio de Janeiro , Iguaba Grande - Estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha), Xerém e Curitiba . Veja no site o endereço dessas unidades. Também dispomos de uma unidade móvel que pode chegar à sua cidade. | Marque sua consulta com nossos médicos e alergistas | Telefone: +55 (21) 4063 8720 | WhatsApp: +55 (21) 99374-2042 | Telefone: +55 (41) 3542-1838 Read More
  • Será que minha cidade terá chance de ser atendida pelo projeto Brasil Sem Alergia? +

    Será que minha cidade terá chance de ser atendida pelo projeto Brasil Sem Alergia? Dispomos de uma unidade móvel e itinerante que poderá chegar à sua cidade. Entre em contato pelo telefone | +55 (21) 4063-8720 e WhatsApp | +55 (21) 99374-2042 e saiba onde estamos agora e qual serão nossos próximos destinos para consultas com nossos médicos e alergistas. Read More
  • 1

Interessou? Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe seu like, leia e compartilhe nossos artigos

 
Faça uma doação a ABBAA para que possamos manter nossas atividades de atendimento e tratamento a população carente 
 
pix ABBAA